aromaterapia ajuda a ter um sono mais tranquilo

A aromaterapia ajuda a ter um sono mais tranquilo? Saiba mais

Existem certos aromas que tem o poder de agradar a todos, como os cheiros de baunilha, chocolate, flores, frutas e alguns vegetais. Estes, quando aplicados na aromaterapia, podem proporcionar diversos benefícios.

Tanto que a aromaterapia ajuda a ter um sono mais tranquilo e agradável.

Mas você já conhece ou pelo menos já ouviu falar de aromaterapia? Esta é uma técnica terapêutica que utiliza óleos essenciais naturais que são extraídos de flores, frutas ou demais plantas aromáticas que ajudam a relaxar e a melhorar de forma significativa a saúde e o bem-estar de uma pessoa.

Para entender como a aromaterapia ajuda a ter um sono mais tranquilo, é preciso descobrir do que se trata essa técnica e como ela funciona.

Dito isso, veja neste artigo tudo sobre esse método terapêutico e descubra como a aromaterapia melhora a qualidade do sono.

O que é aromaterapia?

Basicamente, a aromaterapia é a arte de misturar óleos essenciais de flores, plantas e vegetais com o intuito de melhorar, equilibrar e restabelecer a harmonia do organismo, a saúde física, mental e promover o bem-estar.

Este método terapêutico tem mostrado tantos resultados positivos que a Organização Mundial da Saúde (OMS) o reconhece como um recurso verdadeiramente eficaz e eficiente.

Somente com esta introdução você já é capaz de começar a entender melhor como a aromaterapia ajuda a ter um sono mais tranquilo, mas vamos aprofundar mais o assunto antes de explicar em detalhes como este método terapêutico ajuda a melhorar o sono.

Como funciona a aromaterapia?

Entender como a aromaterapia funciona é bem simples. Todas as substâncias que compõem os óleos essenciais estimulam as células nervosas presentes no cérebro humano, o que promove a ativação de várias áreas cerebrais responsáveis pelas emoções. O que, consequentemente, também ocasiona reações fisiológicas.

Mais comumente, a aromaterapia é aplicada por meio da inalação dos óleos essenciais, mas também pode ser ministrada via de banhos aromáticos e massagens relaxantes.

Alguns médicos também podem indicar a aromaterapia como forma de complementar outros tipos de tratamentos, como fisioterapias, tratamentos para doenças crônicas ou, até mesmo, para problemas psicológicos.

É possível fazer aromaterapia em casa?

A aromaterapia pode ser feita em casa tranquilamente, mas existem alguns cuidados que devem ser tomados para que não ocorra nenhum tipo de alergia ou incômodo durante a aplicação da técnica.

O óleo essencial escolhido não deve ser aplicado diretamente na pele, apenas um profissional qualificado pode realizar este tipo de uso. Quem opta por fazer em casa, precisa utilizar um aromatizador ou difusor de ambiente, que podem ser elétricos ou à base de velas.

A duração desse método terapêutico feito em casa deve ser de 15 minutos até 1 hora no máximo, e o ambiente deve estar calmo, tranquilo e sem a incidência de barulhos.

Quais são e para que servem os principais óleos essenciais utilizados na aromaterapia?

Conheça neste momento alguns óleos essenciais e veja quais são suas principais funções na aromaterapia:

  • Lavanda: controla a pressão sanguínea e ajuda a dormir melhor;
  • Laranja: promove a diminuição da ansiedade e ajuda a relaxar;
  • Alecrim: melhora o humor e estimula o raciocínio lógico;
  • Limão: ajuda a combater enjoos e a melhorar o humor;
  • Camomila: acalma e ajuda a dormir melhor;
  • Jasmin: melhora o humor.

Agora que você já conhece os principais óleos essenciais e para o que servem, veja a seguir como a aromaterapia ajuda a ter um sono mais tranquilo.

Como a aromaterapia ajuda a ter um sono mais tranquilo?

Como visto no tópico acima, alguns óleos essenciais promovem o relaxamento e o alívio da ansiedade e do estresse, como o de lavanda, laranja e camomila, por exemplo.

São estes óleos utilizados na aromaterapia que tem o poder de ajudar as pessoas a dormirem melhor e a desfrutarem de um sono mais tranquilo.

As propriedades calmantes e relaxantes encontradas nestes óleos estimulam áreas do cérebro que fazem o corpo se sentir mais confortável na hora de dormir, o que ocasiona em um sono mais plácido e de qualidade.

Além disso, a aromaterapia pode ajudar a tranquilizar depois de um pesadelo e pode tranquilamente ser aplicada no meio da noite para ajudar a recuperar o sono, caso este seja perdido por conta de um sonho ruim.

Por exemplo, se durante o seu dia alguém falou com você sobre sonhos com cobra, pode ser que isso fique em seu subconsciente e faça sonhar com estes répteis a noite, o que não é muito agradável.

E para que você possa voltar ao mundo dos sonhos sossegadamente, mesmo que tenha utilizado a aromaterapia antes de se deitar, não há problema em aplicar a técnica novamente.

E é exatamente assim que a aromaterapia ajuda a ter um sono mais tranquilo e muito mais qualitativo.

Logo, se você gostou dos benefícios deste método terapêutico e deseja proporcionar para si mesmo uma qualidade de vida muito melhor, com certeza a aromaterapia é a escolha certa.

Leia também:

Como funciona a doação de plaquetas?

Quais são os sintomas e tratamentos do câncer de ovário?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.