melhorar seu desempenho no ciclismo

Exercícios adicionais para melhorar seu desempenho no ciclismo

Todo atleta que pratica o ciclismo precisa estar sempre em boa forma física para poder ter um desempenho cada vez melhor em suas pedaladas. E se você começou agora a praticar este esporte, conhecer alguns exercícios adicionais para melhorar seu desempenho no ciclismo pode ajudar a melhorar sua performance na bike.

Muitos ciclistas iniciantes pensam que a melhor forma de melhorar o desempenho no ciclismo é treinar cada vez mais com a bicicleta, mas esse é um erro que precisa ser evitado. Andar de bicicleta exige muito mais do que somente força nas pernas, e é isso que todos os ciclistas precisam ter em mente.

Tórax, braços, mãos e outras partes do corpo também são utilizadas na prática deste esporte e precisam ser treinadas independente do tipo de pedalada que você faça, seja mountain bike, ciclismo de estrada ou qualquer outra modalidade.

Sendo assim, saber quais são os exercícios adicionais para melhorar seu desempenho no ciclismo é extremamente necessário para que você consiga complementar o seu treino e se tornar um ciclista cada vez melhor e mais preparado.

Neste artigo, você encontrará algumas dicas de treino e atividades físicas que serão muito úteis para melhorar o seu condicionamento físico e, consequentemente, a sua eficiência ao praticar o ciclismo.

Exercícios adicionais para melhorar seu desempenho no ciclismo: aprenda os 5 principais

É importante ter em mente que além dos exercícios adicionais para melhorar seu desempenho no ciclismo, é preciso continuar treinando o andar de bicicleta também, pois um treino irá complementar o outro e a melhora da sua performance na bike virá da junção dos dois treinamentos.

Caminhar

Por mais que caminhar pareça ser uma atividade física simples, ela tem o poder de melhorar significativamente a capacidade respiratória e cardiovascular de uma pessoa, funções altamente necessárias para quem anda de bicicleta.

Começar com 20 minutos de caminhada por dia e ir aumentando este tempo de forma gradual pode ajudar o ciclista a fortalecer ainda mais as pernas e controlar a respiração.

Correr

A corrida é um exercício que complementa a caminhada, e o indicado é intercalar as corridas com as caminhadas depois que você já estiver acostumado com longos e intensos períodos caminhando.

Este exercício tem o poder de ajudar no controle do fôlego e também contribui para que o corpo aprenda a lidar com cargas mais fortes de treinos. Entretanto, por forçar muito a musculatura do joelho, pessoas que possuem algum tipo de patologia nesta articulação, devem evitar corridas muito intensas.

Fazer musculação

É comum que alguns ciclistas sintam dores nas costas, no pescoço e em algumas articulações durante os treinos de bike, e não existe exercício melhor do que a musculação para evitar que estes tipos de dores incômodas ocorram.

Para saber qual é o melhor treino de musculação para você que é ciclista, o ideal é ir até uma academia e conversar com um personal, explicando quais são seus objetivos e o tipo de esporte que você pratica.

Assim, ele poderá auxiliá-lo da maneira correta e passará todos os exercícios adicionais para melhorar seu desempenho no ciclismo, que deixarão todo seu corpo mais forte e preparado para pedaladas mais intensas.

Aula de pilates

O pilates também é um exercício adicional que ajuda a melhorar a respiração, mas também faz muito mais do que isso para um ciclista, visto que este treino melhora a resistência física, o que ajudará o atleta a suportar cargas de treino mais intensas e pedaladas mais longas e acentuadas.

E outra grande vantagem do treino de pilates, é que ele intercala exercícios de relaxamento e exercícios que exigem mais esforço físico, e a intensidade deste tipo de atividade física aumenta de forma gradual de acordo com a capacidade do atleta.

Praticar natação

Pode até parecer que não, mas a natação é um dos exercícios adicionais para melhorar seu desempenho no ciclismo que mais trará resultados a curto prazo. Pois você treinará de uma só vez o condicionamento das pernas, braços, mãos, abdômen, pescoço, mãos e pés.

E se você costuma, ou deseja, praticar o mountain bike, em questão de dias você verá que a natação é o melhor exercício para melhorar a capacidade do seu pulmão, permitindo que você suba grandes morros de forma muito mais habilidosa.

Um bom condicionamento físico é a chave para uma boa pedalada

Manter uma rotina de treino de bicicleta e das atividades físicas citadas acima, irá melhorar o seu condicionamento físico de forma rápida e muito eficiente, e em pouco tempo você será capaz de ver o quanto essas atividades adicionais fazem diferença para a performance de um bom ciclista.

E se você gostou das dicas de exercícios adicionais para melhorar seu desempenho no ciclismo e deseja obter mais conhecimento sobre o assunto, o blog sobre bicicleta Treep Bike traz muitos outros conselhos e informações relevantes que, com certeza, podem fazer toda a diferença para sua rotina de pedaladas.

Depois de ver as dicas de como melhorar seu desempenho no ciclismo, leia também:

Diferenças dos testes para covid-19 e Influenza

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.