A prática regular de exercícios inegavelmente traz inúmeros benefícios à saúde. Contudo, é preciso saber como escolher a atividade física ideal para você. Isso é importante tanto para não abandonar a rotina quanto para atingir os resultados esperados.
Manter a motivação é um dos grandes desafios para quem inicia uma rotina de prática de exercícios. Por isso, um dos fatores que devem guiar a escolha é justamente uma modalidade com a qual você se identifique.
Mas, não só isso! É preciso também pensar no tempo disponível, logística, custos, objetivos e até sua resistência física. A lista de atividades é extensa e não adianta apenas entrar na moda. Para escolher a prática ideal, é preciso atender às suas necessidades.
Ficou interessado(a) neste assunto? Então, continue a leitura deste artigo!
Veja também: Como ganhar massa muscular na barriga?
Aprenda como escolher a atividade física ideal
O principal fator na escolha da atividade física é, sem dúvidas, a personalidade do praticante. Optar por um exercício que seja a sua cara, com certeza, dará maior motivação e renderá melhores resultados, mas há outros pontos também a considerar.
Defina seus objetivos
Por que você quer começar a malhar? Precisa perder peso? Quer ter mais disposição no dia-a-dia? Ou prefere esportes que deem mais adrenalina? Definir seus objetivos é a primeira dica de como escolher a atividade física ideal.
Afinal, cada exercício produz diferentes efeitos no corpo. Por isso, avalie o que você quer obter e, entre as modalidades indicadas, aquela que melhor se encaixa ao seu perfil.
Escolha uma atividade com a qual tem afinidade
Já pensou no que quer obter ao praticar exercícios? Então, das modalidades indicadas, com a qual tem mais afinidade? Por exemplo, exercícios aeróbicos são ótimos para emagrecer, assim como correr, mas você gosta? Não vai abandonar no meio do caminho?
Deste modo, pense bem nos esportes e práticas que mais te agradam. Ao escolher, dê preferência às modalidades que mantenham sua motivação.
Analise os custos
Como anda seu orçamento? Dá para investir na mensalidade de uma academia legal, cujas ofertas se encaixam no seu perfil? Coloque na balança e pense que, muitas vezes, sairá mais barato que um tratamento de saúde.
Por outro lado, sabemos que nem sempre as finanças permitem uma matrícula na academia, por mais barata que seja. Então, ao pesquisar sobre como escolher a atividade física ideal, aposte em exercícios ao ar livre, como caminhada ou corrida.
Avalie a logística necessária
Quanto mais difícil chegar no local, mais fácil você vai desistir da atividade. Por isso, quando escolher uma atividade física, opte por espaços de fácil acesso para não afetar a sua motivação.
Respeite seus próprios limites
Um dos maiores erros na hora de escolher a atividade física ideal é seguir o que está na moda. “Ah, todo mundo está fazendo crossfit porque emagrece rápido, então vou tentar”. Aí, na primeira corrida, o que acontece? Queda de pressão e desmaio.
Você precisa entender os próprios limites antes de definir que esporte quer praticar. Caso contrário, trará mais prejuízos ao corpo do que benefícios. Nisso estão questões relacionadas, por exemplo, a idade, problemas de saúde e sedentarismo.
Busque orientação especializada
Uma dica de como escolher a atividade física ideal que dá suporte às demais: buscar orientação. Um profissional vai ajudar a fazer sua avaliação e indicar, na real, qual é a prática mais adequada.
Tente mais de uma modalidade
Uma dica para encontrar a atividade que mais te agrada é tentar mais de uma. Pesquise modalidades diferentes para o seu objetivo, faça aulas experimentais e, se possível, busque opções em grupo.
Ademais, aquelas que envolvam música e sejam realizadas ao ar livre normalmente tendem a ter menor evasão.
Escolha o melhor período do dia
Por fim, respeite o seu relógio biológico e escolha o período do dia em que seu organismo reage melhor às atividades físicas. É interessante fazer exercícios no horário em que tem mais disposição, seja pela manhã, à tarde ou à noite.
Dicas extras para escolher sua atividade
Além de todas as dicas acima, que tal dar uma olhada em um resumão para te guiar na escolha da atividade física ideal?
- Busque atividades que sejam mais próximas da sua casa ou trabalho;
- Siga os horários livres da sua agenda;
- Estabeleça pequenas metas diárias, como correr 15 minutos por e ir aumentando gradualmente;
- Planeje e se comprometa para evitar a autossabotagem;
- Pense no seu histórico e não comece uma atividade pesada se estiver sedentário há muito tempo;
- Não vá pela moda ou seguindo o que seus amigos estão fazendo: respeite sua personalidade, perfil e limitações;
- Se contratar um profissional ou se matricular em uma academia, busque boas referências.
Em síntese, saber como escolher a atividade física ideal é indispensável para manter sua motivação e rotina de exercícios. Deste modo, obterá resultados mais facilmente e, obviamente, trará benefícios à sua própria saúde.